Seja Bem-Vindo. Hoje é

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Comprado por um Preço


Aos que lerem, por favor, entendam de uma vez por todas...

"Vocês foram comprados por alto preço; não se tornem escravos de homens." 1 Co. 7.23

Aqui Paulo nos proíbe de nos tornarmos escravos. Sem dúvida ele diz isso como uma orientação geral contra pessoas que tentam destruir a liberdade e igualdade de crer e são severas demais com as consciências. Por exemplo, se alguém ensinar que um homem cristão não pode, absolutamente, se casar com uma mulher não cristã ou permanecer casado com ela, como algumas igrejas ensinam, então aquela pessoa impede a liberdade ensinada aqui por Paulo. Na verdade, aquela pessoa leva as outras a serem obedientes mais do que à Palavra de Deus, que Paulo diz estar servindo aos seres humanos. As pessoas que seguem esse mestre pensam que são escravas de Deus e o servem quando, de fato, estão seguindo ensinamentos humanos e tornando-se escravas de outros. Isso é verdade também com respeito àqueles que pregam que os cristãos devem ser circuncidados, resultando na anulação da liberdade cristã.
Assim, de todas as formas, Paulo está preocupado com a liberdade cristã e a tenta protegê-la das correntes e prisão das regras humanas. Paulo confirma isso quando diz: “Vocês foram comprados por alto preço”. Ele quer dizer que Cristo nos comprou com seu próprio sangue e nos deixou livres de todos os pecados e leis, como diz em Gálatas 5.1.
A liberdade que Cristo comprou, contudo, não tem o mesmo significado da liberdade oferecida no mundo. Ela não afeta as relações que as pessoas têm umas com as outras, tais como o servo com o mestre ou a esposa com o marido. Deus não deseja que essas funções sejam mudadas. Em vez disso, Diante de Deus, nenhuma lei nos constrange ou nos mantém presos. Nós somos verdadeiramente livres em todas as coisas. Antes, estávamos ligados aos nossos pecados, mas agora todos eles se foram. Assim, quaisquer que sejam as funções ou relacionamentos que ainda existam, eles não tem a ver com o pecado nem com mérito diante de Deus.


Texto de Martinho Lutero – Devocionário - Somente a Fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.