Seja Bem-Vindo. Hoje é

sábado, 13 de abril de 2013

O Diabo Cura?

Curas e milagres
A palavra “milagre” abrange toda manifestação sobrenatural de Deus na terra (sinais, prodígios e maravilhas), incluindo a cura física.
Exemplos de cura: cegueira (João 9.1); paralisia (João 5.1); lepra (Mateus 8.1) etc.
Outros milagres: multiplicação de alimentos (Mateus 14.15); ressurreição de Lázaro (João 11.1) e da filha de Jairo (Marcos 5.35); andar sobre águas (Mateus 14.24); acalmar tempestade (Mateus 8.23); secar a figueira (Mateus 21.18) etc.
É importante fazer essa diferenciação a fim de saber à luz das Escrituras se o diabo pode realizar o milagre da cura física.

O que a Bíblia ensina sobre o poder do diabo de realizar milagres?
A Escritura não apresenta nenhum caso de cura física realizada pelo diabo. Ela fala de milagres como sinais, prodígios e maravilhas realizados pelo poder do diabo, mas não de operação de curas.
- Êxodo 7.20-22 e 8.6-7 – Transformação de água em sangue e proliferação de rãs.
- Apocalipse 13.11-13 – Grandes sinais.
- 2 Coríntios 11.12-15 – Anjo de luz.
- Mateus 24.21-24 – Grandes sinais e prodígios.
Portanto, na falta de base bíblica não podemos afirmar que o diabo tem poder para efetuar curas físicas.

Um ser essencialmente mal pode produzir algo bom?
O diabo, essencialmente mal, necessariamente não pode realizar algo bom como curar um enfermo. O fogo não pode produzir frio, nem o gelo pode produzir calor. Conforme a Bíblia registra pode o diabo efetuar outros milagres, mas não curar, pois realizar o bem não faz parte de sua natureza essencialmente má.
Sendo o diabo enganador e pai da mentira, é certo que ele trabalha para enganar através de simulação, truque, ilusão e fraude. Por via do engano pode ele levar as pessoas a pensar que acontece cura, quando na realidade é puro logro.
Curar fisicamente é ato exclusivo de Deus, visto ser um ato de bem; e sendo um bem, jamais poderá provir de uma fonte absolutamente má, mas sempre e necessariamente de uma origem genuinamente boa. Bom é só Deus; o diabo não tem nem resquícios de bondade.
A missão do Diabo e seus anjos caídos é roubar, matar e destruir. Faz parte de sua natureza, sendo impossível ele desejar outra coisa que não seja o mal.
- João 8.44 e 10.10 e 1 Pedro 5.8 define bem qual é o objetivo de satanás.

E as supostas curas operadas em larga escala dentro das igrejas, pelos santos ou por poderes ocultos?
A cura realmente acontece, mas sempre pelo poder de Deus e fé da pessoa.
Mesmo num ministério de um falso profeta pode haver verdadeiras curas físicas. Se o nome de Deus é invocado o Espírito Santo pode operar milagres, visto que Ele não está preso ou condicionado a qualquer fator humano.
Eliminação de causas psicológicas. Causas psicológicas podem levar a doenças psicossomáticas. Havendo terapia que elimina o problema psicológico, a doença física pode simplesmente desaparecer. O estresse, por exemplo, pode desenvolver gastrite e úlcera.
A cura não acontece, mas há simulação, ilusão, truques ou fraude. Por meio desses artifícios o diabo tem desviado a atenção de muitas pessoas do evangelho da graça de Cristo.
Indução e autossugestão. Nesse caso é comum a pessoa doente deixar de sentir os sintomas por algum tempo. Ela é levada a isso por indução ou autossugestão.
Doença psicossomática: “psico”, mente + “somático”, corpo. Por causa de um problema psicológico, o corpo contrai uma doença.
Simulação: Fingimento, disfarce, falsa aparência (verdade).
Truques: Habilidades por meio das quais se engana.
Ilusão: Engano dos sentidos ou da inteligência, por meio de certas técnicas.
Fraude: Engano por meio de astúcia, ardil, esperteza.
Indução: Induzir: causar, incutir, inspirar.
Autossugestão: Autossugestionar: sugerir a si próprio.

Como analisar as supostas curas à luz da Bíblia?
Não se marcava dia nem hora para serem realizadas.
Eram imediatas, completas e ao vivo.
Todos tinham livre acesso à pessoa curada.
Não se exigia contribuição financeira em contrapartida.
Aconteciam como incidentes de percurso, não sendo usadas como “carro-chefe” da obra de evangelização.
Jesus geralmente advertia para não torná-las públicas.
Curava-se todos os tipos de doenças, não havendo seleção.
Não despertaram fé salvadora no coração dos líderes religiosos que mais se opunham a Jesus, mas aumentou a oposição e o ódio deles pelo salvador.
Eram realizadas como sinal da divindade de Jesus, como confirmação de sua messianidade. Com os apóstolos, para autenticar a mensagem do evangelho trazida pelo Messias, o Deus conosco (Emanuel).
A experiência histórica da igreja é a maior prova do caráter de excepcionalidade das curas e demais milagres de Deus aqui na Terra.
A vida eterna, onde haverá perfeição e felicidade absolutas, não será aqui neste mundo caído e corrompido pelo pecado, mas na vida do porvir. Por esse motivo Deus não está nem um pouco interessado em estabelecer um “paraíso terreno”, mas já estabeleceu um paraíso celestial eterno. Eis a essência da fé cristã: a vida do porvir.
João 5.1, 9.1, 11.1, 20.31; Mateus 8.1, Marcos 5.35 etc (operava-se todo tipo de milagres, até ressurreição de mortos, provando-se que Jesus era o Cristo, o Filho de Deus).
Atos 3.1-10 (cura realizada pelos apóstolos).
Marcos 3.5-12 (advertência sobre a publicidade).
Atos 2.22 (messianidade de Jesus).
Marcos 15.16-18 (a serviço da evangelização).
Atos 28.1-10 (cumprimento na missão do apóstolo Paulo).
Lucas 5.17-26 (cura do paralítico).
Mateus 10.8 (entregar de graça o que também é recebido de graça).
1 Coríntios 15.19 (a esperança do discípulo de Cristo reside na vida eterna)
Apocalipse 21.1-4 (a dor e o sofrimento serão erradicados somente na vida do porvir. Eis a promessa).
João 16.33 (o Salvador disse que enquanto estivermos no mundo teremos aflição).

Concluímos, portanto, que o diabo tem poder para realizar certos prodígios, mas não curar um enfermo. Assim cremos com base na Escritura Sagrada e no fato de que o bem jamais pode vir de uma fonte essencialmente má.

Na graça de Cristo, amém.

25 comentários:

  1. Graça e paz querido. Quanto a possibilidade de Satanás curar, não elimina a bondade de Deus, poiis a centralidade de nossa fé é Cristo. Quanto ao desejo de Satanás ao realizar curas é atrair as pessoas para adorá-lo. Vejamos o que a Palavra diz sobre um fato onde houve cura.

    "E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.
    E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?"
    Apocalipse 13:3-4

    Ele cura, mas para atrair as pessoas para ele.

    Fico a disposição para esclarecimentos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago Maciel

      ele curá? ou poderá curar no tempo da besta? acredito que muitas das vezes ele usa de engano ao invés do milagre da cura.

      Excluir
    2. Se hoje vemos as curas que ele faz. O sentido de ele curar neste tempo é pra mostrar como ele objetivava trazer as pessoas pra adorá-lo. Alguns acreditamq ue a besta já está entre nós...

      Excluir
    3. Obrigado pela participação, caros irmãos em Cristo Jesus.
      É lógico que respeito opiniões, pois o evangelho requer isso.
      O tema em questão faz parte do ramo das doutrinas não-fundamentais. Sendo assim, é irrelevante para a salvação do pecador.
      Não obstante, podemos discuti-lo (no bom sentido do termo) para fins de se obter mais conhecimento acerca da ação do inimigo.
      Eu particularmente acredito que o diabo não pode curar fisicamente uma pessoa pelas razões já expostas na minha mensagem. Sobre a passagem de Apocalipse, diz respeito ao restabelecimento de uma ideologia, doutrina, sistema, poder e autoridade, império ou coisa do gênero. Não significa cura de uma doença física.
      Graça e paz da parte do Salvador Jesus a todos.
      Grimaldo Schumacker

      Excluir
    4. Paz irmã. Estudando sobre o assunto vi sua matéria de algum tempo atras e achei interessante pensar sobre. E me perguntei:Por quem então seriam curados aqueles que idolatram idolos, um vez que com sua cura , cresce também a fé nos seus ídolos, se Deus não reparte ou da sua glória a outrem.

      Excluir
    5. Irmão! Não há absolutamente nenhuma relação deste texto com cura física. Onde você tirou que "e a sua chaga mortal foi curada" é uma cura física? Meu Deus irmão!

      Excluir
    6. Não há nenhum texto na Escritura que sustente, nem mesmo evidencia, a a cura divina com poder da parte de Satanás. E se a Escritura não afirma isso não podemos afirma isso.

      SATANÁS NÃO TEM PODER PARA CURAR!!!

      Excluir
  2. O diabo pode sim realizar curas, porém o diabo sempre cobra, ele não faz isso de graça, só para ter lucro de alguma maneira, e pior, o seu objetivo é sempre visando almas. O rei do engano faz Com as almas que buscam vantagens aqui dessa terra a qualquer custo, então se tornam presas fáceis do diabo o qual pode fazer qualquer coisa para obter seus objetivos.

    ResponderExcluir
  3. Sou o pb cicero Vieira da ICPB concordo plenamente com a irmã , pois não existe e nem existira ser vivo que tenha sete cabeças e dez chifres,e ainda que trata-se de um ser vivo, foi-lhe concedido permissão para esta cura ser realizada.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Cura e um prodigio no tempo de Jesus existiam pretensos Messias como Hoje ou seja pretensos Jesus guiados por satanas que eram curandeiros, açao de satanas paa confundir os Judeus e gentios da missao de Jesus na terra Existe curas ate no Rituais diabolicos entao dizer que a biblia nao diz sobre curas de satanas nao e a verdade:

      Excluir
  5. Meu Deus, irmãos. Cada um tem seu conhecimento, mais nem sempre estamos certo como queremos. A palavra de Deus não é pra dividir a igreja em opiniões diferentes. E nem todos nós temos o dom da interpretação. E devemos respeito à opinião é o conhecimento do irmão mesmo que ele esteja errado. A paz esteja com vós.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com todos os comentários tirando alguns a paz de Cristo Jesus

    ResponderExcluir
  7. paz do senhor amados.esse tema é realmente polemico e exige conhecimento e base bíblica , pois a biblia não se contradiz e nem deixa duvidas na mente de ninguém ,eu particularmente ,acredito que o diabo possa realizar curas pois ,ele é acima de tudo uma criatura celestial e ainda retem poderes ,que em ipoteses alguma devemos subestimar , acredito que o seu poder é limitado ,por Deus ,e sse poder que ele ainda retem é usado para realizar prodigios e maravilhas afim de desviar a atençao e a verdadeira fé da humanidade em Deus.quanto ás bases bíblicas as citadas a cima são suficentes para entendermos.

    ResponderExcluir
  8. A cura realmente acontece, mas sempre pelo poder de Deus e fé da pessoa.
    Mesmo num ministério de um falso profeta pode haver verdadeiras curas físicas. Se o nome de Deus é invocado o Espírito Santo pode operar milagres, visto que Ele não está preso ou condicionado a qualquer fator humano. AQUI DESCORDO, POIS COMO PODE EM SINAGÓGAS DE SATANAS DEUS OPERAR MILAGRES POR UM FALSO PROFETA, CREIO QUE NEM SEQUER ELE INVOCA O DEUS VERDADEIRO DA BIBLIA.Mateus 7:22
    22 - Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

    ResponderExcluir
  9. Concordo em número, gênero e grau com o comentário em pauta. Em (Tg 1:17) está escrito: Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variedade. Em todas as escrituras não há nenhum registro de que o diabo curou ou tem poder para curar, Só Deus é bom. Ele é a única fonte de todo bem. Jesus veio para todos (Jo 3:16). Fernando Nicolau.

    ResponderExcluir
  10. Paz a todos, acredito que ninguem levou em consideração que é fato que tudo que acontece no universo tem a permissão de Deus, inclusive uma doença, inclusive uma cura, inclusive a ação do asqueiroso. Quase nunca nossa vontade é a vontade do Pai, a doença e a morte são nada perto da glória da eternidade em sua presença, muitas vezes doenças e até mesmo a morte na carne, vem para a glória de Deus, ou para aproximar se de um filho, se alguem estiver à beira da morte por doença, estando salvo e íntimo do Espirito Santo, não seria a cura uma maldição?
    Nos cabe ter intimidade com o Pai! e buscar discernimento em sua palavra, para que possamos saber o que é de sua vontade, e não a nossa, e força para suportar as aflições do mundo sem questionar seus caminhos e sua vontade. Pois a sabedoria de Deus é loucura para os homens, e a sabedoria dos homens é loucura para Deus.
    Bom dia a todos e que a paz esteja convosco!

    ResponderExcluir
  11. Bom, prefiro ficar com as escrituras, não existe passagem afirmando que o diabo realizou alguma cura, só existe em apocalipse, mas isso são passagens escatológicas, da quais Deus permitirá ele fazer para enganar as nações para a palavra de Deus se cumprir. Não podemos afirmar o que a Bíblia não afirma, onde está a passagem que o diabo realizou cura ? Me mostre uma passagem do PASSADO, uma passagem que ele tenha realizado e não que ele poderá realizar.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, agora, a todos(as) !!!



    Concordo plenamente com o texto que diz sobre o diabo não ter o poder de cura (CURA REAL, O ANIQUILAMENTO DE UM MAL NO CORPO FÍSICO OU NA "ALMA HUMANA").

    Todos os tipos de doenças, sejam carnais ou não, só podem ter existência se houver uma imperfeição. O maligno é a imperfeição.



    Prestemos muita atenção ao que Jesus disse :



    Mateus 12 : 22 - 32

    A blasfêmia dos fariseus



    22. Trouxeram-lhe então um endemoninhado cego e mudo; e, de tal modo o curou, que o cego e mudo falava e via.

    23. E toda a multidão se admirava e dizia: Não é este o Filho de Davi?

    24. Mas os fariseus, ouvindo isso, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebú, príncipe dos demônios.

    25. Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.

    26. E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino?

    27. E, se eu expulso os demônios por Belzebú, por quem os expulsam então os vossos filhos? Portanto, eles mesmos serão os vossos juízes.

    28. Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, é conseguintemente chegado a vós o Reino de Deus.

    29. Ou, como pode alguém entrar em casa do homem valente, e furtar os seus bens, se primeiro não manietar o valente, saqueando então a sua casa?

    30. Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.

    31. Portanto eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.

    32. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á perdoado, mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.



    ___________________________________________



    Sobre a besta do apocalipse : esta besta, seja ela corporal ou virtual, FOI FEITA POR DEUS ?

    O diabo curou a cabeça ? A Bíblia  somente diz "...foi curada..."

    E mesmo que seja o diabo o autor desta regeneração... ele estaria operando contra o mal ou agindo para a permanência do mal ? Ele estaria refazendo ( consertando) uma estrutura do bem, feita pela tecnologia de Deus ?



    ___________________________________________



    Em certa ocasião, João, o discípulo, chegou para avisar Jesus de que *outra pessoa* QUE NÃO SEGUIA O CRISTO, estava EXPULSANDO demônios; e em nome de Jesus. João e os que com ele estavam proibiram aquela pessoa PORQUE ELA NÃO SEGUIA NO GRUPO DE JESUS.



    JESUS, porém, DISSE : "NÃO LHO PROIBAIS; porque ninguém há que faça milagre em meu nome é possa logo falar mal de mim.

    Porque quem NÃO É CONTRA nós É POR NÓS.



    Jesus disse que o deixassem, pois aquela outra pessoa estava A FAVOR do evangelho. 

    ___________________________________________

    O texto da publicação está em conformidade com a Bíblia.



    (Eu digo sobre um detalhe que a mim parece ser muito claro. É UM PERIGO MORTAL FALAR SOBRE CURAS APENAS POR NÃO ESTAREM NA MESMA DENOMINAÇÃO RELIGIOSA. A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO É ALGO QUE NÃO OBTERÁ O PERDÃO DE DEUS; "...NEM NESTE SÉCULO  NEM NO FUTURO."

    ResponderExcluir
  13. Mesmo quando uma pessoas coloca sua fé em um ídolo ou santo e recebe sua cura,essa cura que é feita pela misericórdia de Deus. Tudo é para Glória do Senhor. Mesmo eles agradecendo a um santo depois. .. Eles sabem muito bem quem os curou. .. O único que cura é Jesus Cristo Nosso Senhor. Quanto mais a adoração que eles fazem aos ídolos será cobrado por Deus no dia do Juízo Final.amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus nao divide sua gloria com ninguem

      Excluir
    2. CONCORDO IRMÃO! INCLUSIVE, DEUS REALMENTE NÃO DAR SUA A GLÓRIA A NINGUÉM, LOGO SE SATANÁS TIVESSE PODER PARA CURA ESTARIA EM IGUALDADE COM DEUS PODENDO INCLUSIVE CRIAR PORQUE TEM PODE CURAR TEM PODER CRIATIVO, MAS SÓ QUEM TEM PODER CRIATIVO, QUEM É?, DEUS É OBVIO E MAS NINGUÉM.

      Excluir
  14. CONCORDO IRMÃO!
    OUTRA COISA
    DEUS NÃO DESEJA QUE O ADOREM PORQUE ELE TEM PODER PARA CURAR, MAS PELO QUE ELE É - DEUS!
    PORTANTO, SENDO DEUS UM CURADO, ELE IRÁ CURAR QUALQUER UM QUE MANISFESTAR FÉ NELE AINDA QUE O BUSQUE NO INFERNO ACHANDO QUE O ENCONTRARÁ LÁ. DEUS HONRA A FÉ E NÃO O LUGAR ONDE VOCÊ BUSCOU. SEM ESQUECER QUE CURA NÃO LEVA NINGUÉM AO CÉU. VOCÊ NÃO É CURADO POR ESTA EM UMA IGREJA/DENOMINAÇÃO, MAS POR TER FÉ EM DEUS MESMO SEM ENTENDIMENTO, ASSIM COMO O CENTURIÃO ("E eis que diante de mim se apresentou um homem com vestes resplandecentes, e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus.
    Atos 10:31") O ENVIO DO APOSTOLO ATÉ ELE NÃO DEPENDEU DO LUGAR NEM DA POSIÇÃO OU DE SUPOSTOS OUTROS DEUSES QUE CERTAMENTE ELE TINHA.


    DE IGUAL FORMA QUEM VÊ É DEUS, E VÊ O QUE ESTA DENTRO DO HOMEM E NÃO O LUGAR ONDE ELE ESTAR. AGORA, É CERTO QUE ELE SE MANIFESTARÁ PARA SALVAR OS ELEITOS E VERDADEIROS FILHOS DE DEUS.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação.