Seja Bem-Vindo. Hoje é

domingo, 11 de março de 2012

A Graça Salvadora de Deus

“Sempre dou graças a [meu] Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus” (1 Coríntios 1.4).

GRAÇA salvadora é qualidade pessoal de Deus, que se manifesta em sua atitude para com o ser humano em suas promessas e dádivas. Não há participação humana. (Exemplo: podemos mostrar nosso amor ao próximo de várias maneiras, mas não podemos dar-lhe nosso amor).
A GRAÇA de Deus pela qual somos salvos é FAVOR: disposição graciosa, amorosa, aquela boa vontade de Deus para com o pecador de acordo com a qual ele perdoa os pecados aos que são dignos de morte eterna. É amor imerecido de Deus ao homem.
Não devemos pensar na GRAÇA de Deus separadamente da obra salvadora de Cristo. Deus salva somente por causa e por intermédio de Cristo.
Aqueles que confiam na graça de Deus, mas rejeitam o sacrifício substitutivo de Cristo, confiam em algo que não existe. A GRAÇA de Deus nos é dada apenas por meio de Cristo.
Por esse motivo é que o próprio Jesus reivindicou para si o título de Salvador, conforme vemos em João 14.6: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. É por isso que o escritor de Atos 4.12 registrou com muita propriedade: “E não há salvação em nenhum outro, porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”.
A graça geral de Deus manifesta-se indistintamente a toda criação, quando a tudo sustenta e mantém pelo seu poder. A vida do ser humano, dos animais e das plantas, o ar que respiramos, a chuva que recebemos, a saúde e a boa disposição do corpo, o alimento para nutrição, são dádivas que provêm da graça geral de Deus que a tudo sustenta e mantém mediante seu infinito poder e soberania.
Já a graça salvadora de Deus é específica e chega ao ser humano apenas por intermédio do Salvador Jesus Cristo. Graça salvadora fora de Cristo não existe, é uma impossibilidade.
Qualquer salvação que ocorra, seja no ventre materno ou numa tribo ainda não visitada pela civilização, em qualquer tempo ou lugar, de quem quer que seja, somente é possível graças ao sacrifício de Cristo realizado na cruz do calvário. Sem Cristo não há salvação. Cristo é o cumprimento da promessa de Deus quanto ao caminho de volta ao Paraíso.
O pecador só é reconciliado por causa da GRAÇA salvadora de Deus. Essa graça divina manifestou-se na obra redentora de Cristo e está à disposição de todos, a qual é recebida pela fé.
Por essa razão podemos crer, confessar e anunciar com toda confiança que o caminho de volta à Vida Eterna com Deus está aberto.

Que a graça salvadora de Deus manifeste-se ricamente em nossas vidas, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.