Seja Bem-Vindo. Hoje é

quinta-feira, 1 de março de 2012

Qual a missão da Igreja de Cristo aqui na terra?

1) O que é a IGREJA?
Antes de falar sobre a missão da igreja, precisamos saber antes o que significa igreja. Isso é muito importante saber, porque senão, ao invés de pregarmos o evangelho de Deus, pregaremos o evangelho das denominações, o evangelho dos homens, o evangelho das obras.

2) De acordo com a BÍBLIA, o que é a igreja?
Antes de verificarmos sobre a definição bíblica do que vem a ser igreja, devemos primeiramente acreditar, confiar, que a BÍBLIA é a única autoridade absoluta para dar a resposta. Que a Bíblia é a VERDADE. Que é único FUNDAMENTO sobre o qual podemos nos firmar.
- 2 Timóteo 3.16: “Toda a Escritura é inspirada por Deus...”
- 2 Pedro 1.21: “porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.”
- 1 Tessalonicenses 2.13: “...tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes.”
- João 10.35: “...a Escritura não pode falhar,”
- João 17.17: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.”
Agora, podemos procurar na BÍBLIA uma resposta para a pergunta inicial (o que é igreja?)
- Gálatas 3.26: “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus.”
- Efésios 2.8-9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.
- Efésios 1.22-23: “E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.” - “corpo de Cristo”
- Gálatas 6.10: “Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.” - “família da fé”
- Lucas 17.20-21: “Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós”
A BÍBLIA ensina de forma bem clara que a IGREJA DE CRISTO é aquela formada pela reunião universal de pessoas que, em todas as épocas e lugares, pela fé acreditam e confiam que a obra salvadora de Jesus é o único caminho para alcançar a vida eterna.
Depois de termos visto na BÍBLIA o que é igreja, podemos passar para o ponto seguinte.

3) Qual a MISSÃO da igreja? Por que a IGREJA existe? Qual a TAREFA principal da igreja de Cristo?
Antes de subir aos céus, qual foi a missão que Jesus deu à sua Igreja?
- Marcos 16.15: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.”
Missão: Significa, no Latim, enviar. Somos enviados para desempenhar uma tarefa, um serviço.
Ide: Ordem dada pelo próprio Jesus Cristo.
Por todo o mundo: Em todos os cantos da Terra.
Pregai: Anunciar, proclamar, levar uma notícia ao conhecimento de alguém.
Evangelho: Boa nova, boa notícia, bom anúncio.
Toda criatura: Não exclui ninguém. O evangelho deve ser pregado a todos os povos em todas as épocas e lugares.
EVANGELHO: Boa notícia do cumprimento da promessa que Deus havia feito no Antigo Testamento.
- Gênesis 3.15: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”
- João 3.16: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
- Romanos 1.16: “Não me envergonho do evangelho, porque é o Poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.”
EVANGELHO significa dar a boa notícia de que Jesus Cristo fez o que nós não conseguiríamos fazer nunca, jamais: cumprir a lei – satisfazer a santidade de Deus; sofrer o castigo pelo pecado – satisfazer a justiça de Deus.
EVANGELHO significa dizer aos pecadores que seus pecados estão pagos, que a sua dívida está cancelada, que o caminho do céu está aberto, que o muro de inimizade que separava o ser humano de Deus foi derrubado, que agora somos amigos de Deus, que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
EVANGELHO significa dizer que Deus enviou seu Filho Jesus não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
EVANGELHO significa falar ao mundo que Deus ama as pessoas, que quer perdoá-las, que quer dar uma nova vida para elas, que quer salvar a alma delas da condenação eterna, que preparou uma vida de eterna felicidade para elas.
EVANGELHO significa anunciar que essa tão grande salvação não pode ser conquistada por obras humanas, mas apenas recebida como um presente.
EVANGELHO significa dar a boa notícia de que a salvação é de GRAÇA, que não custa nada, absolutamente nada, que somente pode ser recebida pela FÉ.
EVANGELHO significa anunciar que a fé salvadora é um DOM de Deus, não uma obra humana.
- Romanos 8.1: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”
- João 3.17: “Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.”
- Colossenses 2.14: “tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz;”
- Lucas 14.17: “À hora da ceia, enviou o seu servo para avisar aos convidados: Vinde, porque tudo já está preparado.”
- Efésios 2.8-9: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.
- João 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”

4) Que MISSÃO estamos fazendo, como igreja de Cristo? Que tipo de EVANGELHO estamos pregando ao mundo?
A missão da igreja não é julgar e condenar as pessoas; isso é tarefa unicamente de Deus, e de ninguém mais.
- João 7.24: “não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça.”
- Mateus 13.28-29: “Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio? Não! Replicou ele, para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo.”
A igreja não pode ser transformada num tribunal de julgamento. Ela é uma despenseira de salvação, não de julgamento e condenação.
Admoestação para os pregadores
1 Pedro 4.10: “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.”

5) A MISSÃO da Igreja aqui na terra é continuação da missão de Cristo
- Lucas 4.18-19: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor.”

Jesus prometeu: Mateus 28 20b: “E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.”

Por Grimaldo Schumacker

4 comentários:

  1. O texto original de Romanos capítulo 8, versículo 1, a tradução Almeida Corrigida Fiel diz assim : PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. EVANGELHO significa dizer ao mundo que já que Jesus Cristo recebeu em Si mesmo a condenação do nosso pecado, da nossa carne, agora já não podemos mais viver segundo a carne e devemos tomar posse da vida eterna andando no Espírito que Ele dispensou para dentro do coração daqueles que o receberam. e diz em 2 Corintios versos 14 e 15 assim : Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram.
    E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. www.bibliaonline.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post sobre evangelização, mas a missão da igreja na íntegra não seria Mateus 28:19? Evangelização não seria apenas a primeira parte da missão?

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação.