Seja Bem-Vindo. Hoje é

sexta-feira, 2 de março de 2012

Qual a Igreja Verdadeira?

1) QUAL A IGREJA VERDADEIRA?
- Existem várias denominações se autoproclamando a única igreja verdadeira.
- Isso tem causado grande confusão na mente das pessoas, pois não sabem se dentro de sua igreja poderão obter a salvação eterna.
- Por conta disso muitos trocam de igreja, convencidas de que pelo fato de se filiarem à igreja que se autoproclama a única verdadeira alcançarão a salvação de suas almas.
- Afinal de contas:
a) Qual a igreja verdadeira?
b) Existe mesmo uma única igreja verdadeira, cuja salvação é encontrada somente dentro dela?
c) Onde buscar resposta para essas indagações?

2) ONDE BUSCAR A RESPOSTA?
- O Cristianismo tem como único fundamento de fé a Bíblia.
- 2 Timóteo 3.16: “Toda a Escritura é inspirada por Deus...”
- 1 Tessalonicenses 2.13: “...tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes.”
- João 17.17: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.”
- João 10.35: “... a Escritura não pode falhar,”
- 2 Pedro 1.21: “porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.”
- 1 Coríntios 14.37: “Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo.”
A BÍBLIA é: inspirada por Deus. É a palavra de Deus. É a verdade. Não pode falhar. Seus escritores foram movidos pelo Espírito Santo. Ela é mandamento do Senhor.
Portanto, é ela, a Bíblia que dirá qual a igreja verdadeira.

3) O QUE A BÍBLIA DIZ A RESPEITO DA IGREJA VERDADEIRA?
- Perguntas para pensar:
a) Qual a igreja dos filhos de Deus do Antigo Testamento, como, por exemplo, Adão e Eva, Noé, Abraão, Jacó, Moisés, Davi, Isaías, Jeremias etc?
b) Qual a igreja dos filhos de Deus do Novo Testamento? Por exemplo: os apóstolos, o ladrão da cruz, o carcereiro, os quase três mil convertidos no livro de Atos etc?
c) E a igreja de Jesus Cristo? Ele deixou aqui na terra alguma igreja como sua representante?
Versículos bíblicos que resolvem definitivamente o problema:
- 1 Timóteo 2.5: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,”
- João 10.9: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.”
- João 14.6: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”
- Atos 4.12: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.”
De acordo com as Escrituras Sagradas, Jesus Cristo é único mediador entre Deus e os homens, a única porta de acesso ao céu, o único caminho para o Pai, e o único nome pelo qual se obtém a salvação.
Apesar de Jesus ser o único meio de salvação, alguém pode alegar: - Jesus Cristo realmente é o único caminho ao céu, no entanto ele poderá ser encontrado somente dentro da minha igreja.
Isso é verdade? A salvação se restringe apenas a uma determinada igreja?
Novamente, a própria Bíblia responde:
- Gálatas 3.26: “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante aem Cristo Jesus;”
- João 1.12: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;”
- Marcos 16.16: “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.”
- 1 João 5.13: “Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.”
- Efésios 2.8-9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.”
- João 5.24: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.”
- Romanos 8-1: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”
- Romanos 10.9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”
- Romanos 8.38-39: “Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
- Lucas 17.20-21: “Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós”
- Portanto, a Igreja de Cristo é formada pela reunião universal de pessoas que, em todas as épocas e lugares, pela fé acreditam e confiam que a obra salvadora de Jesus é o único caminho para alcançar a vida eterna. Essa fé não requer nenhuma obra meritória por parte do ser humano; é um dom de Deus.
É uma reunião formada de seres humanos que pertencem a Cristo, realizada pelo Espírito Santo e não por um contrato, um estatuto ou qualquer outro documento. Acontece em obediência a um plano superior, de Deus, e não por um acordo celebrado entre vontade de pessoas. É nisto que as comunidades cristãs diferem das comunidades naturais ou históricas.
Diante dessas provas bíblicas incontestáveis, como alguém pode afirmar ou defender a existência de apenas uma denominação onde Jesus possa ser encontrado? No tópico que segue será respondia essa pergunta.

4) POR QUE HÁ DENOMINAÇÕES QUE SE AUTOPROCLAMAM SER A ÚNICA IGREJA VERDADEIRA AQUI NA TERRA?
- Eis alguns motivos:
a) Confusão no entendimento de Igreja visível e Igreja invisível.
Igreja visível: É a reunião de pessoas filiadas a determinadas denominações religiosas, como, por exemplo, Igreja Luterana, Igreja Católica, Igreja Batista, Igrejas Assembléias de Deus, Igreja Adventista, Igreja Presbiteriana etc. A filiação à igreja visível acontece pela simples aceitação do que preceitua seu estatuto. Basta a vontade humana que qualquer um pode ingressar em qualquer denominação.
Dentro da igreja visível existem pessoas salvas e perdidas, porque o simples fato de ser filiado a determinada igreja não dá a salvação; a salvação da alma somente pode ser obtida com a filiação ao Salvador Jesus Cristo.
Igreja invisível: Formada pela reunião universal de pessoas que, em todas as épocas e lugares, pela fé acreditam e confiam que a obra salvadora de Jesus é o único caminho para alcançar a vida eterna. Essa fé não requer nenhuma obra meritória por parte do ser humano; é um dom de Deus. (Gálatas 3.26; Efésios 2.8-9).
No grego, Enklesía; no Latim, Ecclesia. O termo “Igreja” significa “assembléia, reunião, de cidadãos, de fiéis”. É a soma, portanto, de todos aqueles que verdadeiramente crêem em Cristo para obterem a salvação. (Efésios 1.23 – “corpo de Cristo”; Gálatas 6.10 – “família da fé”; João 10.14-16, 26-28 – “rebanho”; Atos 5.14 – “multidão de crentes”; 1 Pedro 2.9 – “raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus”).
A fé, pela qual os homens são aceitos por Deus, é invisível aos olhos humanos; portanto, a própria igreja é invisível para os homens. “Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós” (Lucas 17.20-21).
Por esse motivo torna-se perigoso afirmar que determinadas pessoas não fazem parte do reino de Deus. Elias não sabia dos sete mil homens em Israel que não haviam dobrado joelhos diante de Baal (Romanos 11.2-4; 1 Reis 19.8-18).
A verdadeira igreja é invisível para os seres humanos, mas é definitivamente conhecida a Deus, pois Deus conhece todos os seus membros “O Senhor conhece os que lhe pertencem” (2 Timóteo 2.19). O cristão individual sabe que ele pessoalmente crê (2 Coríntios 13.5; 2 Timóteo 1.12). Com isso também sabe que pertence à comunhão dos santos, que é a igreja de Deus.
b) A falsa hermenêutica (arte de interpretar os textos bíblicos).
- 2 Pedro 3.16: “ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.”
c) A falta de conhecimento da verdade bíblica.
- 1 Timóteo 2.4: “o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.”
d) O descuido da Igreja em pregar o Evangelho completo.
- Mateus 13.25: “mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se.”
e) A falta de maturidade espiritual.
- Efésios 4.14: “para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.”
f) A ação diabólica no mundo.
- 2 Coríntios 4.4: “nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.”
g) A ação diabólica contra a Igreja de Cristo.
- Mateus 13.25: “mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se.”
h) A ação diabólica contra a Palavra de Deus.
- Mateus 13.19: “A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.”
Portanto, são vários os motivos que levam um grupo religioso se autoproclamar a única igreja verdadeira.

5) CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Diante de tanta confusão a respeito do tema, diante de tantas denominações religiosas dizendo serem as únicas verdadeiras, as únicas representantes de Deus aqui na Terra, qual deve ser a atitude de quem conhece a verdade?
Primeira atitude: Confiar, acreditar, ter certeza de que a Bíblia é a única fonte com autoridade absoluta para nos guiar. Que apenas ela é capaz de dizer quem é de fato filho de Deus.
Segunda atitude: Confiar, acreditar, ter certeza de que a Bíblia não indica nenhuma denominação ou pessoa como sua representante aqui na Terra.
Terceira atitude: Confiar, acreditar, ter certeza de que a Bíblia ensina que a salvação somente poderá ser obtida pela GRAÇA de Deus, mediante a FÉ no sacrifício substituto de Jesus Cristo.
Quarta atitude: Perseverar crendo nessas verdades até o fim.
Marcos 13.13: “Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo.”
1 Pedro 2.6: “Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.”

Uma palavra final: Só Deus pode dizer que determinado povo que se chama povo de Deus não é povo de Deus.

Por Grimaldo Schumacker

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.