Seja Bem-Vindo. Hoje é

sexta-feira, 2 de março de 2012

Os Cristãos podem ter certeza da Vida Eterna com Deus?

Muitos questionam:          
- Como vou saber se posso ter certeza da vida eterna com Deus?
     - Só Deus sabe!
     - Ninguém pode saber!
     - E se a morte ocorrer repentinamente?

Um dia, num estudo da Palavra, um pregador perguntou às pessoas presentes se tinham certeza da vida eterna com Deus. Isto é, se acreditavam que seriam salvas.

Um rapaz respondeu: - Eu não, mas meu pai, sim.
- Mas como, perguntou o pregador? - É que meu pai já foi batizado várias vezes, respondeu o rapaz.

Uma mulher pobre e sofredora respondeu: - Você acha que depois de tudo que sofri nesse mundo Deus ainda vai me lançar no inferno!?

Um homem assim respondeu: - Serei salvo porque pertenço a uma determinada igreja.

Uma senhora respondeu: - Não mato, não roubo, não adultero, não fumo, não bebo, dou o dízimo de tudo quanto ganho, por isso alcançarei a salvação.

Um último indivíduo falou: - Sou uma pessoa muito boa, ajudo os necessitados e faço muitas boas obras, por isso Deus me salvará.

Pelo visto, existe muita dúvida quando o assunto é certeza na salvação eterna.
Qual o caminho certo a percorrer que leve à vida eterna com Deus?
Há de fato pagamento ou qualquer contribuição do ser humano para alcançar a eterna vem-aventurança?
Onde, afinal de contas, buscar resposta confiável para esse tema?

Precisamos saber três coisas:

Primeira:
Onde buscar a resposta?
Na Bíblia, o único fundamento de fé.
A Bíblia Sagrada é o único fundamento no qual os cristãos podem se firmar nos assuntos relacionados à prática da sua fé. Consequentemente, nenhum outro livro ou pessoa pode falar acerca desse tema. Somente a Bíblia tem autoridade para dizer se o cristão pode ou não confiar em sua salvação.
- 2 Timóteo 3.16: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,”
- 1 Tessalonicenses 2.13: “Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes.”
- João 17.17: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.”
- João 10.35: “Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar,”
- 2 Pedro 1.21: “porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.”
- 1 Coríntios 14.37: “Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo.”
A BÍBLIA é inspirada por Deus. É a palavra de Deus. É a verdade. Não pode falhar. Seus escritores foram movidos pelo Espírito Santo. Ela é mandamento do Senhor.

Segunda:
Como chegar lá? Isto é, qual o caminho que conduz à vida eterna com Deus?
Antes de verificar o que a Bíblia diz sobre a certeza da salvação vamos ver o que ela fala a respeito do caminho que leva à vida eterna com Deus.
Existe somente um caminho, ou mais de um? Todas as religiões conduzem a Deus?
A Bíblia diz:
Jesus Cristo é o único Mediador 1 Timóteo 2.5: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,”
Jesus Cristo é a única PortaJoão 10.9: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.”
Jesus Cristo é o único CaminhoJoão 14.6: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”
Jesus Cristo é o único NomeAtos 4.12: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.”
A Sagrada Escritura registra de forma bem objetiva e clara que existe apenas um meio de ir para a vida eterna com Deus: Jesus Cristo. Jesus não é uma religião, uma denominação, uma instituição, uma mente iluminada, um grande mestre dotado de poderes sobrenaturais. Jesus é verdadeiro Deus, é o Salvador da humanidade, é o cumprimento das promessas do Antigo Testamento acerca do Messias.

Terceira:
O que a Bíblia fala sobre a vida eterna com Deus? O cristão pode ou não ter certeza de sua salvação?
Vimos que a Bíblia é o único fundamento de fé e que Cristo é a única estrada que leva ao Céu. No entanto, muitos perguntam:
- Precisamos pagar algum “pedágio” para passarmos por esse caminho e chegar à vida eterna com Deus?
- Esse caminho é encontrado somente dentro de uma determinada igreja ou em certos lugares?
- Existe ou existiu alguma pessoa eleita como representante de Deus aqui na terra para determinar quem pode ou não entrar e permanecer nesse caminho?
A Bíblia Sagrada, Palavra de Deus, responde a essas questões:
- João 1.12: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;”
- Marcos 16.16: “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.”
- 1 João 5.13: “Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.”
- João 5.24: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.”
- Romanos 8-1: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”
- Romanos 10.9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”
- João 3.18: “Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.”
- Efésios 2.8-9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.”
Nenhum tema na Bíblia é tratado de forma tão clara como o tema da salvação. A Bíblia fala que a salvação da alma somente pode ser obtida pela fé na obra redentora de Cristo. Nada daquilo que fazemos ou deixamos de fazer pode-nos dar a vida eterna com Deus. Quem “nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado”, diz a Sagrada Escritura.

E crer é o que?
Crer é ter fé.
- Hebreus 11.1: “Ora, aé a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.”
É certeza, é confiança no perdão dos pecados por causa da obra salvadora de Cristo.
É estar certo de que meus pecados foram pagos, perdoados por Jesus.

Caro leitor,
- Você crê que a Bíblia é palavra inspirada pelo Deus Espírito Santo?
- Você crê que a Bíblia mostra um único caminho apenas para a Vida Eterna com Deus, que é Jesus Cristo?
- Você crê que Jesus Cristo por intermédio de sua obra redentora pagou toda a sua dívida para com Deus, perdoando seus pecados e dando-lhe, de GRAÇA, a salvação eterna?

Então, a própria Bíblia tem a seguinte promessa para você:
- Romanos 8.38-39: “Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Apocalipse 21.6: Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.

Em nome do Salvador Jesus, amém.
Por Grimaldo Schumacker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.