Seja Bem-Vindo. Hoje é

sexta-feira, 2 de março de 2012

Jesus é a Porta

João 10.9: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem”

Quando Jesus fez essa afirmação estava no meio do povo explicando sua missão. A missão de Jesus é um convite para entrar no reino de Deus.
Se Jesus convida o povo para entrar pela porta, é porque ele está fora. O povo que ouvia Jesus estava fora do reino de Deus. Nesta mesma situação, fora do reino de Deus, está todo aquele que ainda não entrou pela porta.
Todos nós seres humanos nascemos fora do reino de Deus. Por que todo ser humano nasce fora do reino de Deus?
Em Gênesis 3.23-24 está escrito: “O Senhor Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado. E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida”
Nascemos todos fora do reino de Deus porque Deus mesmo nos expulsou de lá. Fomos expulsos da presença de Deus por causa do pecado de Adão e Eva (Gênesis 3.6-7).
A partir desse momento da história ninguém mais consegue nascer dentro do reino de Deus, porque o próprio Deus foi quem fechou a porta. Os filhos de Adão e Eva, Caim e Abel, nasceram fora do Jardim do Éden; nasceram fora do reino de Deus. Nós também nascemos fora do reino de Deus. Salmos 51.5 diz: “Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe”.
O pecado de Adão e Eva trouxe separação espiritual entre os homens e Deus. Por isso o ser humano nasce separado de Deus, nasce fora do reino de Deus. Isaías 59.1-2 assim diz: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”.
Essa é a causa de separação. O pecado separa o homem de Deus. É por isso que o ser humano por si só não volta ao Paraíso, não volta para Deus.
O homem tem criado inúmeras formas de se reconciliar com Deus, tem criado uma infinidade de religiões, tem criado muitas formas de aplacar a justa ira de Deus. No entanto, apesar de tanto trabalho, todas as tentativas são inúteis, nenhuma delas consegue reconciliar os homens com Deus, nenhuma consegue reconduzir o homem ao reino de Deus.
E a consequência do estado pecaminoso da raça humana é a eterna separação de Deus, porque a Bíblia diz em Ezequiel 18.20 que “A alma que pecar, essa morrerá”. Em Romanos 6.23 está escrito: “O salário do pecado é a morte”. É nessa situação que ficou o ser humano: perdido por causa do pecado, separado por causa do pecado, fora do reino de Deus por causa do pecado.
Mas Deus não tem prazer na morte do perverso. Em Ezequiel 33.11 Deus diz: “Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?" Em 1 Timóteo 2.4 está escrito que Deus “deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”.
Mas se Deus não tem prazer na morte do pecador, se Deus deseja que todos sejam salvos, como fazer então para voltar ao reino de Deus? O que o pecador deve fazer para ser salvo? Como podemos ser reconciliados com Deus? Será que tem jeito? Como fazer?
A Bíblia responde.
Deus preparou uma PORTA. Em João 10.9 o próprio Jesus Cristo diz: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem”
Deus preparou um CAMINHO. No evangelho de João 14.6 Jesus Cristo assim diz: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”
Existe um jeito de salvação. Existe um jeito de voltar para o reino de Deus. O próprio Deus tornou essa volta possível. Somente Deus, ninguém mais, poderia tornar possível a nossa volta para o lar celestial. Somente Deus poderia reconciliar consigo mesmo o ser humano pecador. E foi isso que ele de fato fez.
Em Romanos 8.32 está escrito que Deus não poupou seu único filho para nos salvar. Assim diz: “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?"
Em Lucas 19.10 está escrito que Jesus veio buscar e salvar o perdido. Diz assim: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”
Em 1 Pedro 1.18-19 a Bíblia fala que Jesus pagou o preço: “sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo”
No livro de Efésio 2.12-14 está escrito que Jesus derrubou a parede de separação entre o homem e Deus. Assim registra a Bíblia: “naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade”
A Bíblia diz que Deus não poupou seu próprio Filho para salvar o pecador.
A Bíblia diz que Jesus veio ao mundo salvar o perdido.
A Bíblia diz que Jesus pagou o preço da nossa salvação.
A Bíblia diz que Jesus derrubou a parede de separação que existia entre o homem e Deus.
A Bíblia diz que por causa de Jesus a porta do céu se abriu. Por causa de Cristo somos perdoados e aceitos por Deus. A nossa dívida foi paga. O escrito de dívida que era contra nós foi cancelado.
Em Colossenses 2.14 a Bíblia diz: “tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz”
Por causa do sacrifício de Jesus a porta foi novamente aberta. Por causa do sacrifício de Jesus podemos voltar ao reino de Deus. Por causa do sacrifício de Jesus, realizado em favor do pecador, nossa volta ao Jardim Celestial se tornou possível.
Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden por causa do pecado. Lá no Jardim do Éden Deus colocou querubins, que com o refulgir de uma espada que se revolvia guardava o caminho de volta ao reino de Deus. A volta não era mais possível.
No entanto, Deus providenciou um jeito de voltarmos à mansão celestial. Para o homem essa volta é absolutamente impossível. Mas para Cristo, não. Cristo abriu o caminho de volta. O caminho de volta está aberto. A parede de separação foi derrubada.
Jesus é a única porta de volta ao reino de Deus. Por isso Deus convida a todos a entrar pela porta, que é Jesus. Em Lucas 14.17 está registrado o convite mais importante do mundo: “À hora da ceia, enviou o seu servo para avisar aos convidados: Vinde, porque tudo já está preparado”. Em Apocalipse 21.6, Deus diz que tudo está feito, e é de graça: “Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida”
Para quem quer entrar pela porta e ser reconduzido ao Paraíso Eterno, só existe um caminho: crer na obra redentora de Cristo como único meio de perdão e salvação.

No nome santo do Senhor Jesus, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.