Seja Bem-Vindo. Hoje é

sexta-feira, 2 de março de 2012

A Realidade da Morte

1) MORTE, UMA REALIDADE INEVITÁVEL
- Hebreus 9.27: “...aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo”
A morte é o fato mais corriqueiro na vida do ser humano, no entanto, o mais evitado. Fazemos de tudo para evitá-la ou retardá-la. Os noticiários diariamente noticiam mortes. A toda hora somos informados de que alguém morreu. Apesar disso, raramente paramos para pensar sobre nossa hora derradeira.
Nós, seres humanos, não queremos morrer. Nós não aceitamos a morte. É um assunto evitado, mas é uma realidade inevitável.

2) POR QUE A MORTE VEIO AO MUNDO?
- Gênesis 2.17: “mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás
- Gênesis 3.6-7: “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.”
- Romanos 5.12: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.”
- Romanos 6.23: “porque o salário do pecado é a morte”
A Bíblia ensina que a morte entrou no mundo por causa do pecado de Adão e Eva. Por isso morremos. Morremos por causa do pecado.

3) ESTAMOS PREPARADOS PARA A MORTE?
- Pessoas morreram, pessoas morrem e pessoas morrerão. Apesar de não concordarmos, de não aceitarmos, de evitarmos, a morte continua e continuará sendo uma realidade inevitável.
Apesar do avanço da Ciência, apesar de todos os remédios e tratamentos da Medicina, o homem não vence a morte. Ela continua e continuará ceifando vidas.
Sabendo desse fato inevitável, estamos preparados para esse dia? Como se preparar? É possível se preparar para um acontecimento fatídico como esse?

4) O QUE A BÍBLIA FALA A RESPEITO DA MORTE?
O pecado trouxe como conseqüência a morte. Por causa o pecado três tipos de mortes sobrevieram à raça humana.
Morte espiritual: é a separação entre alma e Deus.
- Efésios 2.1: “...estando vós mortos nos vossos delitos e pecados”
No momento em que o homem pecou, sua alma se separou do Senhor. Perdeu todo verdadeiro amor e temor de Deus, e confiança nele. Temia a Deus e fugiu dele. Estava espiritualmente morto. Essa é a condição de todos os seres humanos por natureza. Estão mortos em delitos e pecados.
- 1 Timóteo 5.6: “entretanto, a que se entrega aos prazeres, mesmo viva, está morta”
Morte física/temporal: é a separação entre o corpo e a alma.
- Hebreus 9.27: “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo”
A esta morte Adão estava sujeito a partir do momento em que pecou; a esta morte todos os homens estão sujeitos desde a hora de seu nascimento. O homem, criado para viver, agora nasce para morrer. Sua jornada pela vida é uma jornada rumo à sepultura. Todos os males físicos, dores e enfermidades, trabalho penoso, infelicidade e desgraças são apenas mensageiros de sua morte final.
Morte eterna/inferno: é a eterna separação da bem-aventurada presença de Deus.
- Mateus 25.41: “Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”
- Mateus 25.46: “E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna”
- Mateus 25.30: “E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes”

5) QUAL O “REMÉDIO” BÍBLICO PARA A MORTE? EXISTE UM JEITO?
Morte espiritual: separação entre alma e Deus.
- Efésios 2.5: “e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos,”
- 1 Pedro 1.3: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,”
- Gálatas 3.26: “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a em Cristo Jesus;”
O remédio para a morte espiritual é a regeneração. Esta regeneração espiritual ocorre no momento da conversão - fé na obra redentora de Cristo. A partir desse momento o convertido nasce espiritualmente, torna-se um filho de Deus.
Morte física/temporal: separação entre o corpo e a alma.
- 1 Coríntios 15.54-55: “E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?”
- João 11.25: “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá”
- 1 Coríntios 15.21: “Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos”
- 1 Coríntios 15.52: “num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”
O remédio para a morte física é a ressurreição do corpo. Essa ressurreição acontecerá por ocasião da volta de Jesus, quando nossos corpos ressuscitarão incorruptíveis. Assim como Cristo ressuscitou, ressuscitaremos também.
Morte eterna/inferno: eterna separação da bem-aventurada presença de Deus.
- João 3.16: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”
- Romanos 8-1: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”
- Romanos 10.9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”
O remédio para a morte eterna é a VIDA ETERNA. Essa vida eterna é concedida por meio da graça de Deus, mediante a fé em Cristo. Cristo é o remédio.
A Bíblia fala: “para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

6) AGORA QUE OUVIMOS O QUE DEUS FEZ PARA RESOLVER O PROBLEMA DA MORTE, ESTAMOS PREPARADOS PARA ESSE DIA?
- Mateus 24.42-44: “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá”
Como fazer para vigiar?
- Romanos 1.17: “Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: o justo viverá por fé”
Existe apenas uma forma de vigiar: crer em Jesus. Confiar em Jesus para salvação, pois o “justo viverá por fé”.
O crente em Jesus Cristo não teme a morte, vez que sua fé produz consolo e esperança. O crente em Jesus Cristo não teme a morte, pois sabe que a morte física é apenas uma ponte que o conduz à presença gloriosa e eterna de seu Senhor e Salvador.

7) PROMESSA BÍBLICA
Para os que crêem em Jesus Cristo como salvador a Bíblia trás essa linda, maravilhosa, grandiosa promessa:
- Apocalipse 21.3-4: “Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram”
- Apocalipse 22.5: “Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos”

Graça e paz da parte de nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo. Amém.
Por Grimaldo Schumacker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.